ACT 2019/2020: NA PRESSÃO

Nobres companheiros saneparianos, qual a importância do Abono Indenizatório de Final de Ano constituído de 110% do salário mais o valor fixo para vocês?

Certamente representa um complemento de renda bastante significativo!

Entretanto, não é o que pensam os membros do Conselho de Controle das Empresas Estatais (CCEE), Renê de Oliveira Garcia Júnior, Luiz Augusto Silva, Letícia Ferreira da Silva, Valdemar Bernardo Jorge, Reinhold Stephanes, Daniel Wesley Vilas Boas Rocha, Raul Clei Coccaro Siqueira e João Carlos Ortega. São pessoas indicadas pelo Governo do Estado e detentoras de altos salários.

Na tarde de ontem (5), durante a reunião em Curitiba entre o Sindaen, Saemac, Sindael e Staemcp com a Comissão de Negociação e Relações Sindicais da Sanepar, a diretora administrativa da empresa, Priscila Marchini Brunetta, informou aos diretores dos sindicatos que uma das Cláusulas foi suspensa pela CCEE. Justamente uma das mais importantes e significativas para os trabalhadores: a que trata do Abono Indenizatório de Final de Ano.

O termo “SUSPENSÃO”, usado por eles, é entendido pelos sindicatos como “SUPRESSÃO”, ou seja, uma forma prática de dizer: esse benefício não será concedido! Infelizmente, um direito que conquistamos mediante muita luta e negociação ao longo dos anos está sendo colocado em cheque, em um ato de total falta de respeito, valorização e comprometimento com a classe trabalhadora.

Tal decisão pode ser revertida pela Sanepar mediante recurso a ser apresentado à Comissão de Política Salarial (CPS). Entretanto, é algo que foge da nossa alçada, pois é de inteira responsabilidade da diretoria da Sanepar. Se o fará e se é do seu interesse, não sabemos. Nos resta aguardar, mas não de mãos atadas.

As entidades sindicais publicarão o Edital de Convocação para que os trabalhadores possam analisar, discutir e deliberar pela sua aprovação ou rejeição nas assembleias realizadas. Esta é uma decisão que somente os nobres trabalhadores podem tomar.

Cabe à Sanepar enviar a minuta da proposta às entidades sindicais e o corte deste benefício vai impactar a todos, sem exceção, independente da faixa salarial em que se encontram. Por isso, a participação de todos os trabalhadores nas sessões das assembleias será de suma importância.

Ressaltamos ainda que a aprovação da proposta para que se discuta a cláusula do abono posteriormente não é uma opção. Após a assinatura do ACT, ACABOU! NÃO TEM CHORO! Portanto, se necessário, devemos nos mobilizar pela totalidade da proposta e não por uma cláusula específica.

Reiteramos que tudo o que está ao alcance das entidades sindicais majoritárias foi e vem sendo feito, inclusive com a busca de apoio externo, com representantes do Governo, mas infelizmente sem sucesso até o momento. Exauridas todas as opções e caso haja a rejeição da proposta pelos trabalhadores, de pronto serão seguidos os trâmites normais e legais para a mobilização com decretação de Greve Geral – paralisando por completo as atividades da empresa.

Não podemos abaixar a cabeça e aceitar a retirada de direitos em nosso ACT por pessoas que recebem altos salários e gozam de diversos benefícios e que estão mais preocupadas com o lucro do que com o bem estar dos trabalhadores desta conceituada e importante estatal paranaense. Nobres trabalhadores, como sempre, deveremos nos unir, arregaçar as mangas e mostrar nossa insatisfação. Do contrário, “A VACA VAI PRO BREJO” e depois não adianta querer reclamar e jogar a culpa nos outros.