Operadores querem escala 6X4

Com o interesse demonstrado pelos trabalhadores desde o ano passado, o Sindaen vem acompanhando há alguns meses a possibilidade da mudança da escala dos operadores para o modelo 6X4 (trabalho por seis dias consecutivos e folga por quatro) em Campo Mourão e em Maringá. Também foram realizadas reuniões com o gerente regional, Sérgio Portela, com o gerente Vitor Orizoni e com o coordenador Luis Ribeiro, além do contato feito com o presidente da Comissão Negocial, Mário Pompei.

Foram organizadas reuniões entre os operadores e o sindicato, com o acompanhamento da assessoria jurídica do Sindaen, para orientar e informar sobre o que significa a execução deste novo modelo de escala. Existem ressalvas com este modelo, pois ele causa redução na remuneração dos trabalhadores, principalmente de hora extra e seus reflexos. A construção para a implantação da nova escala já está ocorrendo, mas depende de procedimentos internos da Sanepar e dos grupos de trabalhadores.

A Sanepar só implanta este modelo se garantido no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), pois busca segurança jurídica para a empresa. Assim, é o CNPJ do Sindaen que garante a legalidade da execução deste modelo de escala 6×4. O sindicato fará todo este processo para os grupos que o reivindicaram, sendo imprescindível que sejam associados ao sindicato.

O Sindaen acredita que isto seja justo e moral, pois quem dá a sustentação ao sindicato são seus associados e tendo trabalhadores que querem usufruir de atos bancados pelos sócios, estes precisam somar na construção prática com a filiação.