Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de água, esgoto e saneamento de Maringá e região noroeste do Paraná

Sanepar corta insalubridade de centenas de trabalhadores

Desde o ano passado, o Sindaen alerta os trabalhadores que a Sanepar, através de sua diretoria, havia afirmado que mais de 1500 trabalhadores perderiam o direito do adicional de insalubridade e periculosidade. O sindicato organizou uma manifestação com toda a categoria para demonstrar a insatisfação dos trabalhadores com a mudança. 

Este mês, as ETAs e outros setores, até então insalubres, passam a ser considerados salubres. Ou seja, os saneparianos continuarão nas mesmas condições de trabalho, realizados as mesmas atividades, porém com redução de remuneração, ante o corte do adicional de insalubridade.

Na folha de pagamento do mês de janeiro, muitos trabalhadores já tiveram seus salários sem o adicional de insalubridade. 

Para tentar reverter esta situação, o Sindaen e os demais sindicatos majoritários foram ao Ministério Público do Trabalho que designou uma audiência para o dia 7 de fevereiro, em Curitiba, na Procuradora Regional do Trabalho da Nona Região. 


O Sindaen pede a todos os saneparianos que receberam o comunicado sobre a alteração do adicional de insalubridade ou periculosidade, que encaminhem o documento para o nosso e-mail: sindaen@sindaen.org.br

Compartilhe esse conteúdo!

O SINDAEN foi fundado em 15 de dezembro de 1995, por decisão de uma assembléia da categoria, para ser o sindicato específico dos trabalhadores do setor de saneamento de Maringá e Região Noroeste do Paraná.

© Todos os direitos reservados a SINDAEN