Sindaen participa de reunião com a Sanepar sobre ACT 2020/2021

A reunião entre os sindicatos majoritários e a Sanepar para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2020/2021 aconteceu na última terça-feira (11), em Curitiba. O desfecho da reunião não foi nenhuma surpresa para as entidades sindicais, uma vez que não foi apresentada nenhuma proposta por parte da empresa.

As discussões em torno dos ACTs nunca foram fáceis. A reivindicação de melhorias para os trabalhadores e trabalhadoras sempre é apresentada por parte dos sindicatos e desta vez não foi diferente. Os representantes das entidades sindicais sugeriram para a Sanepar que a discussão referente ao ACT 2020/2021 deveria iniciar a partir do Acordo Coletivo vigente, ou seja, foi reivindicado que sejam mantidas todas as conquistas do anterior. A diretora administrativa da Sanepar, Priscila Brunetta, firmou o compromisso de que a reivindicação será pautada na reunião que será realizada com o Conselho Administrativo (CAD) da estatal.

As entidades sindicais também estão buscando o restabelecimento da insalubridade que foi retirada de forma arbitrária dos trabalhadores, sendo que no momento estamos em mediação junto ao Ministério Público do Trabalho, discutindo este assunto.

PROGRAMA DE APOSENTADORIA INCENTIVADA (PAI)

Na manhã da última terça-feira (11), ocorreu uma reunião entre representantes dos sindicatos majoritários, da comissão de relação sindical e da diretoria da empresa para conversar sobre o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI). Após um ano de estudos pela Comissão de Relação Sindical foi apresentado o Regulamento para Implantação do PAI. Somente após a reunião – já na manhã da quarta-feira – a empresa encaminhou a documentação referente à adesão ao programa. O Sindaen remeteu o regulamento, os termos de adesão e a minuta do ACT ao escritório jurídico para análise e posterior apresentação pelos sindicatos majoritários (SINDAEN, SAEMAC, SINDAEL E STAEMCP) de uma contraproposta a ser enviada à empresa.