DIEESE: Sanepar tem crescimento de 697% no lucro líquido

Segundo análise divulgada nesta terça-feira (28) pelo DIEESE, os indicadores econômico-financeiros da Sanepar apontaram resultados extremamente positivos nos últimos anos. De 2010 para 2019, houve um crescimento de 219,05% na Receita Operacional Líquida e de 697,01% no Lucro Líquido.

Já quando são analisadas as Despesas com Pessoal, o custo relativo tem se reduzido para a empresa. Entre 2012 e 2016, a participação da Despesa com Pessoal em relação a Receita Operacional Líquida (ROL) se situou na faixa de 30%, caindo desde então, em 2018 foi 24,9%, reduzindo para 23,2% em 2019. Já em relação aos Custos e Despesas Operacionais, notamos que entre 2014 e 2017, a participação ficou na faixa de 40%, reduzindo nos anos seguintes, sendo de 37,2% em 2018 e de 35,4% em 2019. Ou seja, através destes comparativos, podemos confirmar que o comprometimento da folha sobre as receitas e, principalmente, em relação aos custos e despesas operacionais se reduziu, impactando e onerando muito menos a empresa. “Podemos concluir que existe na empresa um claro direcionamento da riqueza em favorecimento dos acionistas, em detrimento dos trabalhadores e da sociedade”, conclui o DIEESE em um trecho do documento.

Confira: