Diretoria Executiva do Sindaen realiza reunião sobre o ACT

Diante da pandemia do covid-19, os diretores que compõe a executiva do Sindaen participaram na última sexta-feira (1) de uma videoconferência para discutir o atual cenário imposto pela Sanepar quanto ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Embora a pauta de reivindicações tenha sido protocolada em dezembro de 2019, somente no final de março a empresa apresentou um resumo de proposta.

Os sindicatos majoritários enviaram à Sanepar um ofício unificado elencando diversos pontos necessários de melhoria, inclusive a questão da retirada do direito à insalubridade de vários trabalhadores. No entanto, com a estatal insensível para negociações, no mês de abril os sindicatos recorreram ao MPT e a Sanepar não participou da audiência virtual. Somente no dia 23 a Sanepar enviou aos sindicatos que representam os trabalhadores da empresa uma contraproposta oficial. Porém, no dia seguinte, a empresa suspendeu a proposta por um prazo de quinze dias (podendo ser estendido por mais quinze). Enquanto isso, as categorias melhor remuneradas da empresa tiveram suas negociações concluídas, sem qualquer enrolação por parte da empresa.

Mesmo com a desconsideração da Sanepar, os diretores executivos avaliaram o documento para considerar cada ponto que havia sido proposto pela estatal. Além de vários detalhes que acarretam em prejuízos para a categoria, os fatores que mais comprometem os trabalhadores são o reajuste salarial e do auxílio alimentação. A proposta apresentada pela Sanepar é de um reajuste do valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), sem ganho real.

A Sanepar é uma empresa que apresentou excelentes resultados nos últimos anos. Segundo análise feita pelo DIEESE, o lucro líquido da empresa teve um crescimento de 697% de 2010 para 2019. Esse lucro tem sido distribuído entre os grandes acionistas, enquanto os trabalhadores, que são os maiores responsáveis pelo desenvolvimento da empresa não recebem aumento (ganho real), mas apenas o reajuste da inflação do período. É dessa maneira que o sanepariano deve ser tratado? Sem reconhecimento pelo seu esforço? O Sindaen está se organizando para realizar uma assembleia virtual com os trabalhadores assim que a Sanepar resolva sobre a suspensão da proposta.