Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de água, esgoto e saneamento de Maringá e região noroeste do Paraná

Urbanitários do Paraná lutam pela criação de uma federação

Conversamos nesse último final de semana com o representante dos trabalhadores da Copel, Jonas Braz, diretor do Steem, e tivemos uma longa discussão sobre a criação da “Federação Sul dos Urbanitários” – sonho antigo que pode se concretizar frente às ameaças ao futuro das estatais paranaenses.
Diante disso, acompanhando a fala do copeliano, observamos a preocupação comum com a criação desta entidade e dos objetivos que ela poderia alcançar, pois a federação é um órgão maior que o sindicato e atenderia várias entidades da região sul no que tange a defesa da qualidade dos serviços da preservação do emprego e da não-privatização das empresas estatais. Uma das questões discutidas é a dificuldade da Copel e da Sanepar durante as negociações junto ao Governo do Estado, em que a Federação dos Urbanitários terá um papel atuante.

Além disso, a criação de uma federação paranaense e a atuação das várias federações dos urbanitários no país torna possível a criação da “Confederação dos Urbanitários”, que é o órgão maior da categoria. A confederação ajudará arregimentar leis e papéis de cada governo estadual ou entidades em nível municipal, assim possibilitando que sejam preservados os empregos e estruturando questões através de leis junto ao congresso nacional.

A preocupação da construção desse caminho tem por objetivo fundamentar a carreira do trabalhador na área do saneamento e a carreira do eletricitário, que em virtude da ausência da confederação, fica desamparado sobre vários aspectos – o que cabe reflexão de todos e a união para construção dessa entidade responsável por defender o futuro dessa nação.

Diretoria do Sindaen

Compartilhe esse conteúdo!

Nota de Repúdio

O SINDAEN, vem por meio desta nota, expressar repúdio às práticas antissindicais, antiéticas e contrárias aos princípios democráticos adotadas pela Sanepar, principalmente pelos membros da

Leia mais »

O SINDAEN foi fundado em 15 de dezembro de 1995, por decisão de uma assembléia da categoria, para ser o sindicato específico dos trabalhadores do setor de saneamento de Maringá e Região Noroeste do Paraná.

© Todos os direitos reservados a SINDAEN