Sindaen requisita prioridade para vacinação de saneparianos

Assim como diversas categorias, o trabalho dos saneparianos é considerado extremamente essencial para a população. Os profissionais da área do saneamento e distribuição são protagonistas na manutenção da higiene e em prol da prevenção das doenças. Diante disso, o Sindaen enviou nesta quarta-feira (20), um ofício para o secretário da saúde do Estado do Paraná, Beto Preto, solicitando a inclusão de todos os trabalhadores que atuam no processo de captação e tratamento de água e efluentes no rol prioritário do calendário de vacinação para prevenção de covid-19 do Estado do Paraná.

De acordo com dados da pesquisa Risco de Contágio por Ocupação no Brasil, realizada pelo site impactocovid, os trabalhadores da área de saneamento têm em média mais de 50% de chance de contrair o novo coronavírus enquanto trabalham. Segundo os dados divulgados na pesquisa, um técnico de saneamento ou de controle do meio ambiente tem 52% de chance de contrair covid-19. Já os operadores de estação de tratamento correm 51,67% de risco, enquanto quem atua na na operação de fluídos está exposto a 52,33% de possibilidade de ser contaminado. Além disso, o atual cenário é preocupante, pois mais de 400 saneparianos já foram infectados e sete faleceram por consequência do novo coronavírus, o que reforça a necessidade de priorização de quem já está atuando na linha de frente de combate à pandemia.