PPR 2020: Com proposta absurda, Sanepar trata com descaso o trabalhador

NÃO DEU OUTRA: COM PROPOSTA ABSURDA PARA O PPR, SANEPAR ESCANCARA O QUE PENSA DO TRABALHADOR

Mesmo com lucro astronômico obtido ano passado graças ao empenho do trabalhador, empresa oferece o mínimo para o PPR 2020. Além disso, percentual de 25% para distribuição do PPR deixa de existir. Uma vergonha

Quando falamos que a Sanepar não dá importância para o trabalhador, tem muita gente que nos tacha de radicais, de exagerados, de que acusamos a empresa injustamente…… pois bem, hoje (08), durante a reunião do SINDAEN e da comissão sindical com a empresa, a Sanepar deu mais uma demonstração de que temos razão nas nossas críticas. De que sim, a empresa simplesmente não está nem aí para aquele que é o verdadeiro responsável por ela funcionar; que ela não tem reconhecimento nenhum por aquele que, com seu suor diário, fez com que a empresa tivesse lucro de quase R$ 1 bilhão em plena pandemia no ano passado.

Ora, apresentar o valor de apenas R$ 9.183,09, para o pagamento do PPR 2020, diante do lucro obtido no ano passado é praticamente falar para o trabalhador que ele não vale nada para a companhia. Questionada sobre o valor, já que o certo para o trabalhador receber é aproximadamente R$ 12 mil, levando em conta o lucro da empresa, o montante destinado aos acionistas e o percentual de 25% para o trabalhador, a empresa respondeu de que os R$ 9 mil derivam do zeramento das metas e também porque desvinculou valor distribuído para os trabalhadores do valor distribuído para os acionistas. No começo desse ano, através de uma lei aprovada pela Assembleia legislativa do Paraná, ficou determinado que as empresas estaduais não mais precisam vincular a distribuição do PPR dos trabalhadores com a distribuição dos lucros dos acionistas, Ou seja, o percentual de 25% obrigatório para distribuição aos trabalhadores deixou de existir. No lugar, a empresa pegou o mesma proporção de valor do PPR distribuído no ano passado e atrelou no lucro líquido com o percentual de 7.65% tanto para o PPR desse ano, como para o do ano que vem.

Em relação aos indicadores, uma palhaçada. Um deles refere-se à satisfação do consumidor. Ora, é claro que a população está na bronca. Estamos numa crise hídrica, com falta de chuva, falta d’água, no meio de uma pandemia. É claro que a população não está satisfeita. Mas todas essas situações não tem nenhuma relação como sanepariano, que, independente disso tudo, executou sua função com dedicação. Há não ser que a diretoria da Sanepar quer que o trabalhador comece a fazer dança da chuva….

Enfim, sabemos que usariam justificativas sem sentido para rebaixar o PPR. Não nos espanta o comportamento dessa diretoria que está aí. Seu comportamento de que despreza o trabalhador já ficou evidente ao longo do último ano. E sorrisinho pela frente e faca nas costas por trás. Falam, falam de valorização do trabalhador, mas na hora do pega pra capar é essa vergonheira apresentada na mesa de negociação hoje. E fato: o Sr. Claudio Stabile caminha forte para ser lembrado como o pior presidente da história da empresa. Não é com prazer que falamos isso. Mas quem está pavimentando esse caminho é ele.

Enfim já deixamos claro de que não concordamos com o valor e que uma proposta assim nem dá para levar para apreciação do trabalhador. Vamos esperar a empresa nos enviar a minuta oficial com a proposta para debatermos com os demais Sindicatos e verificar os próximos passos. Chega de desvalorização.

PPR 2021 Sobre o PPR 2021. com o fim do percentual obrigatório de 25%, a empresa pretende manter os 7.65% desse ano mas diz que não se compromete com o percentual fixo para os próximos anos. Quer deixar solto, aberto para ser negociado ano a ano. Proposta que é vista com reserva pelos Sindicatos pois não trás nenhuma garantia para o trabalhador.