Gerentes criam empecilhos para nova escala

Em agosto de 2021, com a nova direção do Sindaen, foi implantada para os trabalhadores da captação de Maringá e das ETEs do Alvorada, Sul e Mandacaru, a nova escala 6X4 – após um longo processo que se iniciou em meados de 2018, na gestão anterior do sindicato. Esta mudança, que substituiu a antiga escala 5×1, ocorreu graças ao empenho dos trabalhadores, que contribuíram na negociação com o sindicato para escolher o melhor para o sanepariano e para a própria empresa. Ainda assim, vemos muito negacionismo do gerente quanto ao processo, alegando que dentro da nova escala não haveria transporte, por exemplo.
Muitas das tragédias e dos problemas que acontecem na vida das pessoas atualmente são consequências da falta de verdade dos líderes e chefes ao se comunicar com seus funcionários. Isso gera desconforto, desconfiança e é ruim para estabelecer as relações institucionais entre a empresa e o sindicato que o representa.
Sabemos de muitos casos de pessoas que se denominam gerentes e possuem muitas responsabilidades, mas que mentem para os saneparianos.
Que fique claro que nós também defendemos gerentes, pois são trabalhadores como todos nós. Mas defendemos acima de tudo a garantia do emprego e os direitos dos nossos trabalhadores. Nunca escondemos que esta seja a nossa função, e por isso jamais retrocedemos na luta pela defesa da manutenção dos empregos de todos, independente do time para que torce, do partido que votou ou da religião que segue. Somos todos trabalhadores e colegas nessa grandiosa empresa.
Mas como entidade que defende os direitos e as garantias dos trabalhadores da Sanepar, temos o dever de esclarecer os fatos e de ir atrás das informações – até porque este é papel do sindicato.
Que feio! Muita coisa já está errada, pois as pessoas precisam ter consciência e responsabilidade sobre o que falam. Não são palavras ao vento, e uma mentira falada dessa forma, senhor gerente, não tem volta. Aliás, assuma o erro e declare que errou, pois saiba senhor que feriu o Código de Conduta da nossa empresa e que está sujeito também a sanções pelo que disse e deve esperar as consequências dela. Aguarde e verá.

Diretoria do Sindaen