Em reunião com a Sanepar, Sindaen defende ACT de dois anos

Nesta quinta-feira (16), os sindicatos majoritários participaram da segunda rodada de negociação com a Sanepar, em uma tentativa de avançar no debate sobre o ACT. Um dos principais pontos discutidos na mesa de negociação foi o estabelecimento do acordo para dois anos. Além disso, o aumento real nos salários e manutenção das demais cláusulas sociais também estão na pauta.

Sobre o reajuste salarial dos trabalhadores, os sindicatos enfatizaram a necessidade de estabelecer um ganho real considerando a condição econômica do país nos dois últimos anos, com uma inflação galopante e preços descontrolados. A Sanepar sinalizou a correção salarial pela inflação, porém, os sindicatos insistem no estabelecimento de um índice que traga aumento real acima da inflação. A reposição da inflação é obrigação da empresa. É necessário estabelecer ganho real aos trabalhadores para a recuperação das perdas que vêm sofrendo.

Na reunião, a comissão negocial da empresa sinalizou a possibilidade de avanço em alguns pontos e se comprometeu a manter as cláusulas do ACT anterior. Ainda não há uma proposta formal porque precisa fazer uma composição em torno das pautas apresentadas pelas entidades sindicais. Existe a previsão de apresentação de uma proposta formal para o final de janeiro.

Aumento real e um acordo de dois anos são propostas bem plausíveis e possíveis de serem atendidas. Basta boa vontade da empresa. Trabalhador valorizado é trabalhador motivado.