Sindicatos apresentam contraproposta do ACT à Sanepar: ganho real já!

Após várias reuniões e debates, o SINDAEN, SINDAEL, STAEMCP e SAEMAC chegaram a um consenso sobre a contraproposta encaminhada à Sanepar. Os sindicatos majoritários entendem que três pontos são fundamentais para o encaminhamento da contraproposta: 1) Manutenção do ACT pelo prazo de 2 (dois) anos, a fim de garantir os direitos dos trabalhadores; e 2) Ganho real no percentual mínimo de 5% (cinco por cento) – percentual a ser incluído no INPC para correção salarial e do vale alimentação – que certamente não afetará o balanço da empresa; 3) Manutenção de TODAS as conquistas dos acordos anteriores. Estas seriam as propostas minimamente discutíveis para a classe trabalhadora.
Vale lembrar que na proposta original apresentada pela Sanepar, os trabalhadores teriam 0% de ganho real. Os sindicatos estão aguardando que a empresa se manifeste e responda em tempo hábil para que os trabalhadores recebam o reajuste já no mês de abril.
Neste ano estamos vivenciando uma situação um pouco diferente, pois todos os sindicatos (majoritários e demais) estão unidos no mesmo objetivo. Esta união mostra que os sindicatos estão no caminho certo e que os trabalhadores e trabalhadoras merecem respeito por parte da empresa.