Sanepar retorna contraproposta do ACT apresentada pelos sindicatos

Após alguns dias de espera, a Sanepar respondeu na última sexta-feira (25) a contraproposta enviada pelos sindicatos para um novo ACT. Com total falta de empatia por seus trabalhadores, a empresa ignorou as reivindicações de ganho real nos salários e apenas concedeu alguns adicionais.
É necessário alertar a todos que essas bonificações são apenas para hoje, ou seja, não possuem peso para o futuro – uma vez que não são consideradas quando o trabalhador se aposenta ou no momento que se afasta e passa a receber pelo INSS.
Por enquanto, os sindicatos têm conseguido manter as cláusulas sociais intactas. A empresa também acatou a reivindicação de que o ACT seja válido para dois anos (2022-2024).
Enquanto a estatal não concede nenhum ganho real para os trabalhadores – que são os maiores responsáveis por seu lucro, ela oferece para os acionistas, com o apoio de seu presidente, Cláudio Stábile, 5,7% a mais do que os 25% obrigatórios para a divisão dos lucros, ou seja, 30,7% do lucro da empresa vão para os bolsos dos acionistas.
Nós, trabalhadores e trabalhadoras que formamos esta grande empresa, não podemos acatar essa proposta. Considerando que a empresa obteve bastante lucro neste último período, como foi repassado aos acionistas, é totalmente possível atender à reivindicação dos saneparianos.
Precisamos reagir! E para isso, é fundamental a união dos trabalhadores com o apoio dos sindicatos: quando há esforço conjunto, há avanços.
Ao sindicato, cabe lutar pelos direitos dos trabalhadores pensando no amanhã e não somente no hoje. E aos trabalhadores, convocamos a todos para que se unam ao Sindaen e juntos conseguiremos avançar nas lutas e garantias por nossos direitos.