Com diferença de três votos, base do Sindaen é a única a aprovar ACT

Após dois dias de votação, foi encerrada a assembleia de apreciação da proposta do ACT 2022/2024, enviada pela Sanepar. A votação foi encerrada às 17 horas desta sexta-feira (18), e teve a participação de 507 trabalhadores da base do Sindaen. Dos 502 votos válidos, 252 votaram pela aprovação da proposta feita pela empresa e 249 não concordaram com o documento.

Na assembleia também foi votada a autorização para o Sindaen assinar, corrigir e adaptar a minuta do ACT 2022/2024 caso houvesse diferença de redação da proposta apresentada. Destes, 90,7% (452 votos) dos trabalhadores que participaram do pleito votaram que sim. Quanto à aprovação da greve caso a proposta do ACT 2022/2024 fosse rejeitada pelos trabalhadores e a Sanepar não abrisse negociação, a maioria dos saneparianos foi contra, com 58,6% dos votos. Os trabalhadores também aprovaram que o sindicato tomasse medidas judiciais e administrativas caso a proposta fosse reprovada pelos trabalhadores.

A última questão do pleito foi quanto à fixação da taxa de contribuição assistencial/negocial, no valor correspondente a 2/30 do salário nominal de cada trabalhador representado pelo Sindaen, sendo 1/30 no ano de 2022 e 1/30 um dia após a data base do ano de 2023, com direito à oposição no prazo de dez dias a partir da assinatura do presente acordo. Dos votantes, 263 aprovaram a contribuição ao sindicato, sendo a maioria dos participantes.

O Sindaen foi o único dos sindicatos majoritários a aprovar a proposta da Sanepar. Os trabalhadores das regiões representadas pelo Saemac, Sindael e Staemcp rejeitaram o documento enviado pela empresa. A diferença na votação da base do Sindaen também chama bastante atenção, sendo de apenas 3 votos, ou 0,6% dos votantes.

Com esta diferença entre os sindicatos, fica a reflexão para todos sobre o porquê da base do Sindaen ser a única a aprovar uma proposta que não contempla os trabalhadores com ganho real e além disso retira os direitos de alguns setores. Há uma discussão mais profunda que os trabalhadores deverão realizar olhando as atividades que exercem no seu dia a dia. e o que deixam de ser contemplados em suas avaliações e principalmente em suas remunerações.