PPR 2021: valor oferecido decepciona trabalhadores

Na reunião realizada no final desta manhã (12) entre a Sanepar e as entidades sindicais, com o objetivo de debater o PPR 2021, a estatal demonstrou mais uma vez seu descaso com os trabalhadores. Os representantes sindicais solicitaram a anulação de dois dos indicadores de desempenho que estabelecem o valor do benefício: o “Índice de Satisfação com os Serviços Prestados” e o de “Evasão de Receitas”. Na tabela de metas estabelecidas, esses dois indicadores ficaram zerados, o que, como mostram os dois quadros a seguir, jogou para baixo o valor do PPR. Dessa forma, a Comissão Negocial da empresa apresentou o valor de R$ 12.636,95 a ser pago para cada trabalhador. Caso os dois indicadores sejam retirados, esse valor fica maior.

Pelos cálculos preliminares efetuados pelos sindicatos, levando-se em conta os 7,65% do lucro líquido da empresa que deve ser repassado aos trabalhadores, o valor gira em torno de R$ 90.088.772. Portanto, se o montante for dividido de forma linear pelos 6.281 saneparianos que estão na ativa, o valor integral que cada um tem direito deve ser em torno de R$ 14.343,00. Esse valor seria um avanço quanto ao PPR do ano anterior e serviria para suprir de alguma forma as perdas que os empregados sofreram por não terem tido ganho real em seus salários no ACT deste ano.

Os dois indicadores de desempenho acima citados e considerados para o cálculo do PPR independem do esforço dos trabalhadores. O índice de satisfação é totalmente subjetivo, dependendo não tanto do trabalho realizado mas do humor do consumidor. Levando em conta o contexto de falta de água, aumento da tarifa e da pandemia, é claro que a população está insatisfeita. Porém, por fatores que fogem da responsabilidade do trabalhador. Mesma situação do índice de evasão de receitas que são decisões tomadas pelo governo que é quem tem a caneta e cuja situação é totalmente alheia ao trabalhador. Então não dá para jogar esses indicadores nas costas do sanepariano.”

As entidades sindicais já protocolaram um ofício junto à empresa pedindo a retirada desses dois índices de critérios e desempenho. Caso isso aconteça, o valor do PPR tende a subir. Portanto, está nas mãos da diretoria da Sanepar a chance de se redimir e corrigir o erro cometido no ACT. A melhoria do valor do PPR seria um avanço quanto ao do ano anterior e serviria para suprir de alguma forma as perdas que os empregados sofreram por não terem tido ganho real em seus salários no ACT deste ano. Também demonstraria que a diretoria se importa com o trabalhador que, mesmo com os riscos da pandemia, não deixou de executar sua função, fazendo a companhia obter resultados positivos.

Além de contar com a sensibilidade da empresa, esperamos dos trabalhadores e das trabalhadoras a UNIÃO. Se a empresa ver que estamos divididos, nada conquistaremos.

JUNTOS SOMOS FORTES!

PPR JUSTO E IGUALITÁRIO PARA TODOS OS SANEPARIANOS.

Confira abaixo o ofício encaminhado pelas entidades sindicais: