“Só pode haver um…”

*Texto escrito por um dirigente do Sindaen

No filme Highlander, o ator protagonista participa de uma matança generalizada onde apenas um pode sobreviver.
Mas por que o sindicato está citando isso?
Na vida real não é assim. No mundo do trabalho coletivo, a aberração de uma avaliação individualista, que valoriza apenas um, torna o ambiente dentro da empresa mais difícil de se conviver. Quando dizemos coletivo, vários trabalhadores acabam realizando atividades comuns à sua função.

“Mas esse tipo de atividade vai agregar pontos na minha avaliação?”
Vejamos um exemplo:
Em um setor da empresa, temos cinco funcionários trabalhando. Nesse setor, por necessidade, todos realizam a mesma função ou alternam-se dentro das atividades. Mas a notícia cruel é que apenas UM vai agregar nota em sua avaliação. De uma certa maneira, trabalhadores tem um quadro de lotação, isto é, foram designados em uma lista de responsabilidades e tarefas que devem cumprir diariamente, semanalmente, e até mensalmente. Dependendo da atividade realizada em coletivo, numa escala de revezamento, apenas receberá menção aquele trabalhador que tiver registro em seu quadro de lotação. Dentro da abrangência de responsabilidade do sindicato, estamos representando funcionários de atuam nas coordenações de Planejamento, Industrial, Redes e Comercial. Estamos tratando de um mesmo processo de avaliação que é aplicado para todos. Além dessas coordenações, atuamos dentro da GEMNO e GPONO, onde temos técnicos administrativos e operacionais. Se por ventura se identificou com o exemplo, não pense que é mera coincidência. Na vida real, sua avaliação te faz pensar individualmente, não prevalece o coletivo, e ainda estabelece um tipo de competição onde todos perdem.
Essa é a crítica que fazemos para o PCCR. Com indignação e não satisfeitos, os trabalhadores estão nos encaminhando várias reclamações que vão desde a nota até a insensibilidade do gestor – mesmo a empresa tendo os melhores resultados divulgados para os acionistas. Na verdade, não tem nem mesmo um plano de carreira para valorizar e estimular os seus trabalhadores. Pelo contrário, o resultado disso será a discrepância que haverá entre trabalhadores que executam as mesmas atividades.

Denuncie:

0800 580 3756

OBS: Sanepariano(a), vamos lutar sobre os mesmo direitos. Se vale pra um, vale pra todos.

Por isso é fundamental a denúncia, para que o Sindaen possa intervir junto à Sanepar ou entrando na justiça. Temos que ter evidências e comprovantes.

A união faz a força! Contamos com a colaboração de cada um!
Muito importante que os trabalhadores enviem a sua avaliação e denúncia para o Sindaen.