Entidades sindicais se unem para questionar Sanepar sobre escala de sobreaviso

Em reunião na manhã desta quarta-feira (3), representantes do Sindaen, Saemac, Sindael, STAEMCP, Siquim e Sintec definiram uma série de mobilizações para questionar a imposição da diretoria da Sanepar na modificação das escalas de sobreaviso e do pagamento para os trabalhadores referente a esta. Atualmente não há pagamento homogêneo do sobreaviso, o que acaba prejudicando os saneparianos. Outra reclamação da categoria é referente à escala que obriga o trabalhador a ficar de sobreaviso em jornada alternada (dia sim, dia não), o que acaba impedindo que ele tenha um final de semana inteiro de folga com sua família.

Os questionamentos dos sindicatos não são de hoje. Há algum tempo, e de forma individual, cada uma das entidades sindicais já procurou estabelecer uma negociação com a Sanepar para encontrar uma solução que não fosse prejudicial aos trabalhadores. Porém, de forma intransigente – o que já se tornou uma característica da atual diretoria -a Sanepar simplesmente não quis negociar e apresentou apenas respostas vagas para os questionamentos dos Sindicatos. Mesmo quando as entidades procuraram o Ministério Público do Trabalho (MPT) para uma mediação, a empresa continuou não querendo diálogo e preferiu manter o trabalhador no prejuízo do que formar uma composição. Uma vergonha!

Dessa forma, na reunião de hoje, os sindicatos que representam cerca de 90% dos trabalhadores da companhia resolveram unir forças na luta contra esse sistema que tem precarizado os saneparianos. Assim, decidiram oficiar novamente a Sanepar para tentar uma mesa de negociação. Além disso também será convocada uma assembleia com todos os trabalhadores que têm sido prejudicados com a escala e os que não estão recebendo as 24 horas do sobreaviso para deliberar sobre quais serão os rumos da mobilização. Também, de forma unificada, o MPT será novamente notificado, visando aumentar a pressão em cima da empresa. É uma vergonha a má vontade da diretoria em querer deixar o trabalhador sem folga aos finais de semana e não pagar o sobreaviso.