Sindicatos reafirmam: trabalhador não é obrigado a atender depois do horário de sobreaviso

Orientação das Entidades Sindicais é não atender nenhuma chamada depois desse horário

Não atender nenhuma chamada do superior imediato depois do final do horário da escala do sobreaviso: essa é a orientação dos sindicatos aos trabalhadores da Sanepar que trabalham em regime de escala de sobreaviso. Existem relatos de coordenadores e gestores que acionam o trabalhador depois do término do horário do sobreaviso e, ainda pior, várias gerencias com anuência da diretoria administrativa da empresa não estão pagando corretamente o sobreaviso. Existem gestores que desrespeitam o descanso do trabalhador e o acionam depois do horário devido e ainda tentam exigir um possível “bom senso” do sanepariano, como se o trabalhador estivesse devendo um favor para a empresa. É por isso que as entidades que representam os saneparianos orientam: o trabalhador não é obrigado a trabalhar depois do fim do horário da sua escala de sobreaviso. Ele não é obrigado a atender nenhum chamado do superior imediato. A orientação dos sindicatos é de que, depois do fim da escala, o trabalhador deve desligar o telefone e aproveitar o lazer e descanso merecidos.

Infelizmente, quando se trata de sobreaviso, o que se verifica é uma verdadeira zona dentro da Sanepar. Tem gerências que pagam sobreaviso de uma forma e gerências que pagam de outra forma, como se existissem várias “Sanepares” dentro da Sanepar. Não existe um padrão e a falta de organização acaba estourando no trabalhador, que é prejudicado tendo que deixar a família e o descanso para trabalhar e muitas vezes até mesmo sem receber corretamente. E toda essa desorganização tem o consentimento expresso da diretoria administrativa. Uma vergonha.

As entidades sindicais já estão compilando os dados da enquete do sobreaviso realizada na semana passada. Com os dados recebidos dos trabalhadores, os sindicatos irão preparar uma proposta referente ao sobreaviso para ser apresentada para a diretoria administrativa da Sanepar, visando proteger o trabalhador.

A expectativa é de que a estatal tenho o mesmo bom senso que espera dos trabalhadores quando exige que trabalhem fora do seu horário e sem uma remuneração justa.