Diretoria do Sindaen participa de reunião de compliance com a Sanepar

A Sanepar está realizando reuniões sobre compliance em todo o estado. Na última quinta-feira (6),

os diretores do compliance da estatal estiveram em Umuarama para uma conversa com os trabalhadores da regional a respeito do Código de Conduta e das regras de comportamento dos funcionários em relação aos bens materiais e financeiros da empresa.

Durante a reunião, o presidente do Sindaen, Sebastião da Silva, questionou o gerente do compliance, Luiz Paulo Costa, sobre a operação Ductos, realizada em 2020 pela Polícia Federal. A operação foi uma denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) contra 26 pessoas e duas empresas por supostas ilegalidades cometidas a partir de contratos firmados com a Sanepar. A empresa foi investigada pela prática dos crimes de associação criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, fraude em licitação, peculato mediante erro de outrem e falsificação de documento público.

Na conversa, Sebastião também pediu maiores informações a respeito de casos de assédio moral que acontecem dentro da companhia. Para Costa, esta é uma situação gravíssima e “até mesmo passível de demissão, uma vez comprovado o assédio”. Aproveitando a ocasião, Sebastião indagou também sobre a avaliação dos profissionais e dos funcionários e comentou sobre a necessidade de revisar o PCCR, que deve ser um instrumento utilizado pela empresa para avaliar e qualificar os funcionários. “Deve ser uma forma de garantir promoção e reajuste salarial dos trabalhadores, sendo um instrumento legítimo para promoção de carreira”, afirmou.

Caso você, sanepariano, necessite fazer alguma denúncia, acesse o site do compliance: https://www.canalintegro.com.br/sanepar/RegistraDenuncia

(Para que a denúncia tenha mais sustentação, preencha toda a ficha e de preferência tenha provas, documentos, fotos ou/e vídeos para utilizar no compliance)