60 anos de Sanepar: quem merece os parabéns?

Neste dia 23 de janeiro, a Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar completa 60 anos. São seis décadas de história, de uma instituição que é orgulho para a população paranaense e que foi construída com a força de milhares de trabalhadores que dedicaram a vida à empresa.

Uma empresa que cresce a cada dia, sendo altamente lucrativa para seus acionistas. Uma estatal reconhecida internacionalmente pela sua efetividade de garantir água e saneamento para todo o Paraná. Mas o maior problema é que os maiores responsáveis pelo sucesso da estatal às vezes passam despercebidos: os saneparianos. São pessoas que passam mais de vinte ou trinta anos, acordando todos os dias com o compromisso de fazer um bom trabalho, vestindo a camisa da empresa e se dedicando ao crescimento de uma instituição que durante muito tempo pertencia ao povo do Paraná – que cada vez perde mais a empresa para grandes acionistas.

O sanepariano também perde seu espaço para os acionistas. Enquanto esses enchem os bolsos com a grande rentabilidade da estatal, o trabalhador da Sanepar vê seu salário desvalorizado, não crescendo junto ao lucro exorbitante que a empresa divulga todos os anos. E o que seria da Sanepar sem o sanepariano?

Somos 6.527 saneparianos. Destes, 79,2% são homens e 20,8% mulheres. Mais da metade de todos nós é composta por operadores de estação de captação, tratamento e distribuição de água e 19% de auxiliares de escritório. Somos muitos. Uma categoria com muita garra e com muita história de luta.

Viva a Sanepar! Viva o sanepariano!