Coletivo sindical exige transparência no Fusanprev

Os Sindicatos majoritários da Sanepar (Sindaen, Sindael, Saemac e STAEMCP) protocolaram hoje (26), uma notificação extrajudicial onde solicitam informações detalhadas sobre os investimentos feitos pelo FUSANPREV nos últimos dez anos. O objetivo do Coletivo Sindical é traçar um panorama para saber qual a real situação dos investimentos realizados pela diretoria da FUSAN. Hoje, o acesso às informações é muito restrito e os dados apresentados são apenas parciais, o que tira a possibilidade do contribuinte de ter conhecimento pleno de como o seu dinheiro está sendo investido. O prazo dado para que a FUSAN libere toda a documentação solicita é de cinco dias.

Como já denunciado pelas entidades sindicais, a diretoria da FUSAN – após apresentar um rombo de R$ 82 milhões nos investimentos realizados – aprovou, no apagar das luzes de 2022, um plano de recuperação que joga boa parte da conta do rombo nas costas dos contribuintes. Apesar da tentativa de explicação da diretoria da FUSAN ainda pairam muitas dúvidas sobre a situação real em que se encontra o plano de previdência gerido pela instituição. É por isso que os sindicatos majoritários exigem que a diretoria da instituição apresente na íntegra os dados relativos aos investimentos dos últimos dez anos para a realização de uma auditoria e análise independente.

Para os dirigentes sindicais que representam os trabalhadores da Sanepar, tem sido muito nebulosa a forma como as coisas têm sido geridas dentro da FUSAN. Segundo eles, falta transparência, diálogo e proximidade com o contribuinte e este é o motivo das entidades sindicais exigirem os dados dos investimentos, para assim poderem colocar às claras qual a real situação do FUSANPREV.

CONFIRA A ÍNTEGRA DO OFÍCIO PROTOCOLADO: