Trabalhadores terceirizados da Sanepar sofrem com más condições de trabalho

Extremamente descontentes com a situação de trabalho, os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados da empresa Conceito, contratada pela Sanepar, fizeram um protesto em frente à empresa na última semana.

Apesar de não representar funcionários terceirizados, o Sindaen esteve na manifestação para apoiar o movimento e ouvir as angústias destes trabalhadores que já possuem tantos empecilhos causados pela Reforma Trabalhista.
A principal reivindicação da categoria é a troca dos uniformes, que já possuem furos e rasgos, deixando muitas vezes o trabalhador constrangido ao exercer a sua função. Além disso, eles pedem um kit adequado de EPI, protetor solar e materiais básicos de trabalho. Até o holerite dos funcionários da Conceito não está em dia.

O Sindaen sempre se posicionou contra a terceirização justamente pela instabilidade do trabalho, sucateamento de equipamento e diminuição de diretos da classe trabalhadora. A empresa Conceito é um exemplo do porquê a terceirização nem mesmo deveria existir.
A Conceito, empresa de Caxias do Sul (RS), possui 17 contratos com a Sanepar, e apenas em Maringá, o contrato – que tem duração de mais de dois anos – é de 6 milhões de reais. Ou seja, a terceirizada paga um valor ínfimo para seus trabalhadores, não fornece equipamento adequado, não troca os uniformes e ainda embolsa um valor altíssimo.
A terceirização beneficia quem além dos próprios empresários?