Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de água, esgoto e saneamento de Maringá e região noroeste do Paraná

18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, é uma importante data no calendário brasileiro que visa conscientizar a sociedade sobre a gravidade desse problema e promover a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. É uma oportunidade para mobilizar a população e reforçar a importância de prevenir e combater a violência sexual que afeta milhares de crianças em todo o país.

A data foi escolhida em memória de um crime que chocou o Brasil na década de 1970. Em 18 de maio de 1973, uma menina de apenas oito anos, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória, no Espírito Santo. Esse caso, até hoje impune, representa a luta por justiça em favor de todas as vítimas de abuso e exploração sexual.

O abuso sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade triste e alarmante, que acontece em todas as classes sociais e regiões do país. Essa violência pode ocorrer no âmbito familiar, por pessoas próximas à vítima, ou mesmo por estranhos. A exploração sexual, por sua vez, envolve a utilização de crianças e adolescentes em atividades sexuais comerciais, como a pornografia infantil e a prostituição.

O combate ao abuso e à exploração sexual também requer o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. É necessário investir em programas de assistência social, na capacitação de profissionais que lidam com essas questões, na criação de leis mais rigorosas e na implementação de medidas que visem à punição dos agressores.

Compartilhe esse conteúdo!

Nota de Repúdio

O SINDAEN, vem por meio desta nota, expressar repúdio às práticas antissindicais, antiéticas e contrárias aos princípios democráticos adotadas pela Sanepar, principalmente pelos membros da

Leia mais »

O SINDAEN foi fundado em 15 de dezembro de 1995, por decisão de uma assembléia da categoria, para ser o sindicato específico dos trabalhadores do setor de saneamento de Maringá e Região Noroeste do Paraná.

© Todos os direitos reservados a SINDAEN