Urbanitários e entidades que defendem o saneamento público assinam carta ao Governo Lula. Sindaen participou.

Mais de 80 entidades sindicais e de movimentos sociais assinam CARTA AO GOVERNO LULA defendendo a edição dos decretos do saneamento pelo atual governo,  que “significou um avanço importante para o setor no Brasil, incorporando às políticas de saneamento 30 milhões de brasileiros de 1.113 municípios, com acesso a R$ 120 bilhões, julgando inadmissível qualquer retrocesso que arrisque essas conquistas”.

Neste sentido, no documento, as entidades clamam: “sabedores de que seguimos em um projeto comum, que nenhum acordo ou negociação seja conduzida (junto ao Congresso Nacional) sem a oitiva da representação das Federações” que subscrevem, que servem de representação das demais entidades que conjuntamente firmam a Carta.

As entidades entendem, porém, que ainda que representantes da vanguarda do saneamento no país, de centenas de milhares de trabalhadores e trabalhadoras do setor que apostaram e ajudaram diretamente na eleição do Governo Lula, e que acumulam um arcabouço técnico, operacional e acadêmico que vivenciam, mais do que ninguém, os desafios inerentes, não foram ouvidos e solicitados a contribuir com as soluções; em nenhum momento, apesar dos inúmeros pedidos de agendamento com os Ministros envolvidos, foram consultadas sobre a construção dos decretos (sobre o saneamento), o que poderia ter evitado em muito os desgastes vivenciados.

Os dirigentes sindicais dos urbanitários, presentes em Brasília, protocolaram a carta junto a Casa Civil e a Secretaria Nacional de Saneamento.