Após receber notícia de trabalhadores rurais em condição análoga à escravidão em Icaraíma, MPPR aciona órgãos públicos, e 15 pessoas são resgatadas

Em Icaraíma, no Noroeste do estado, o Ministério Público do Paraná acionou órgãos públicos para dar apoio a trabalhadores rurais de origem paraguaia que estariam sido submetidos a condições análogas à escravidão. A notícia da situação desses trabalhadores foi passada à Promotoria de Justiça da comarca pela Secretaria de Assistência Social e Proteção Social Especial de Icaraíma.

A Secretaria teria sido procurada por seis trabalhadores – quatro deles adolescentes –, originários do Paraguai, que relataram estar por cerca de dois meses na cidade, para onde teriam sido levados por um compatriota com promessas de pagamento de bons salários para trabalhos na lavoura. Entretanto, teriam sido enganados e mantidos em condições precárias, trabalhando sem recebimento de salário, com dificuldades até para se alimentarem. Na casa onde estavam, dormiam em colchões colocados diretamente no chão.

Após acionados pelo MPPR, a Polícia Federal prestou apoio a operação do Ministério Público do Trabalho de Umuarama, realizada nesta terça-feira, 23 de janeiro, quando foi feita vistoria no local, na área rural de Icaraíma. Na oportunidade, foram resgatados 15 trabalhadores – sendo quatro deles adolescentes – que, com o apoio da Prefeitura de Icaraíma, foram acolhidos em um abrigo de Umuarama. Nos alojamentos vistoriados, foram identificadas diversas irregularidades, como más condições de pagamento de salários, falta de equipamentos de proteção individual e alimentação precária.

Fonte: https://mppr.mp.br/Noticia/Apos-receber-noticia-de-trabalhadores-rurais-em-condicao-analoga-escravidao-em-Icaraima