Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de água, esgoto e saneamento de Maringá e região noroeste do Paraná

Sindaen rejeita contraproposta da Sanepar

Após intensa semana para realização de assembleias de construção de pauta, o Sindaen entregou no último ano à Sanepar a pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2024/2025.

Na contraproposta apresentada pela Sanepar na última semana, a empresa oferece um ínfimo reajuste do salário pelo INPC e ganho real de 1% para apenas um pequeno percentual de trabalhadores(as). Apenas os(as) saneparianos(as) com salário inferior a R$ 3.778,07 (salário ingresso de nível técnico) seriam beneficiados. Além disso, o acordo da empresa propõe a extinção da ajuda de custo atividade que demanda esforço físico moderado a intenso. Para compensar o valor pago mensalmente por toda a carreira do(a) trabalhador(a), a Sanepar oferece apenas uma indenização de 4 mil reais – em uma única parcela.
O que se percebe é que na verdade a empresa está utilizando disfarçadamente o mesmo meio de retirada de direitos que ocorreu nos casos do Anuênio e do Plano de Saúde para os(as) saneparianos(as) que foram admitidos na empresa a partir do ano de 2002, o que é injusto para os(as) trabalhadores(as).

Desde 2012, a categoria não recebe ganho real, sendo que a empresa vem tendo um grande crescimento econômico neste período. Ignorar as reivindicações dos(as) trabalhadores(as) é desrespeitar os(as) saneparianos(as).

Por isso, a diretoria do Sindaen se reuniu e avaliou que a contraproposta é muito ruim e não condiz com as necessidades dos(as) saneparianos(as). Montada pelos(as) trabalhadores(as), a pauta encaminhada para a empresa atende os anseios da categoria.

Agora, os sindicatos encaminham um ofício para a empresa, informando sobre a não concordância com a proposta apresentada e aguardam uma nova reunião de negociação.

Compartilhe esse conteúdo!

Nota de Repúdio

O SINDAEN, vem por meio desta nota, expressar repúdio às práticas antissindicais, antiéticas e contrárias aos princípios democráticos adotadas pela Sanepar, principalmente pelos membros da

Leia mais »

O SINDAEN foi fundado em 15 de dezembro de 1995, por decisão de uma assembléia da categoria, para ser o sindicato específico dos trabalhadores do setor de saneamento de Maringá e Região Noroeste do Paraná.

© Todos os direitos reservados a SINDAEN