Diretor jurídico da Sanepar renuncia após denúncia de rachadinha

Segundo publicação do Blog do Esmael, o cargo comissionado renunciou após denúncia feita pelo deputado estadual Requião Filho:

“Na terça-feira (6/2), Requião Filho expôs uma denúncia envolvendo o ex-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE) e atual Diretor Jurídico da Sanepar. Segundo o deputado, a Controladora Geral, Luciana Carla da Silva Azevedo, iniciou uma sindicância em dezembro de 2023 para investigar indícios de diversas irregularidades.

A lista de acusações inclui rachadinha, viagens fantasmas, desvio de patrimônio doado pela Receita Federal e outras práticas questionáveis ocorridas durante a gestão de Raul Siqueira na CGE. A sindicância, realizada entre 8 e 12 de janeiro, ouviu 30 pessoas e concluiu que existem “indícios de prática de rachadinha, desvio de patrimônio, viagens irregulares e contratação de familiares para cargos públicos.”

Durante sua fala na Assembleia, Requião Filho não poupou críticas, questionando a eficácia do tão proclamado “compliance” no governo estadual. Ele destacou a ironia de um ex-Controlador Geral do Estado sendo alvo de investigações por desvio de dinheiro, diárias, rachadinhas e apropriação indevida de patrimônio.

“O tal compliance, que deveria ser um farol de retidão, uma bússola atrás da honestidade, não funcionou nem para o Controlador Geral do Estado! É uma piada pronta,” enfatizou o deputado.

Diante da pressão da oposição e das sérias acusações, Raul Siqueira optou pela renúncia, o que, sem dúvida, lança uma sombra sobre a integridade das operações da Sanepar. O comunicado oficial da empresa, divulgado em conformidade com as resoluções da CVM, confirma a saída do Diretor Jurídico.

O agora ex-Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Abel Demetrio, assina o comunicado, dizendo que está reforçando o compromisso da Sanepar com a transparência e responsabilidade perante acionistas, investidores e o mercado em geral.

A queda de um alto executivo da Sanepar certamente terá implicações a longo prazo. As ações da empresa podem ser afetadas, e a confiança do público nas instituições governamentais do Paraná também está em jogo.

O governo Ratinho Junior, que prega transparência e moralidade em sua comunicação oficial, agora enfrenta o desafio de lidar com as consequências dessa denúncia. Será que o discurso de integridade será refletido nas ações práticas do governo? Essa é a pergunta que permanece no ar.”

A matéria na íntegra está publicada no Blog do Esmael: https://www.esmaelmorais.com.br/urgente-oposicao-derruba-integrante-do-governo-ratinho-junior-no-parana-sanepar/