“Celebração e benção dos animais” será neste sábado no Sindaen

Dia 14 de marco é o Dia Nacional dos Animais. Sendo o Sindaen uma entidade que defende o meio ambiente, pauta em que os animais estão inseridos, a entidade organiza para este sábado (16), às 9 horas, uma celebração e benção aos animais. Será um momento para os(as) saneparianos(as) e toda a comunidade levarem seus animais de estimação para receberem as bençãos do Padre Leomar Montagna.

A história do Dia Mundial dos Animais remonta a 8 de maio de 1931, em Florença, Itália, quando diversas organizações de proteção animal se reuniram no International Protection Congress e estabeleceram o dia 4 de outubro para comemorar os direitos dos animais. Essa escolha coincide com a festa de São Francisco de Assis – o padroeiro dos animais na tradição cristã.

No Brasil, também é celebrado o Dia dos Animais de Estimação em 14 de março, uma data que visa promover a conscientização sobre os cuidados e responsabilidades dos tutores, além de incentivar a adoção responsável.

O reconhecimento internacional do Dia Mundial dos Animais foi impulsionado em 1978 com a publicação da Declaração Universal dos Direitos dos Animais pela UNESCO, destacando o dever humano de proteger e respeitar os animais. Esta declaração reforça a ideia de que todos os seres vivos merecem viver em condições adequadas às suas espécies.