O SINDAEN, vem por meio desta nota, expressar repúdio às práticas antissindicais, antiéticas e contrárias aos princípios democráticos adotadas pela Sanepar, principalmente pelos membros da Comissão de Relações Sindicais – Mário Luiz Pompei da Silva (presidente), Fernando Mauro Nascimento (diretor administrativo) e Wlader Celso Bogarin (gerente de Pessoas).

Foi uma imensa decepção ao deparar com o comunicado interno da empresa, que não apenas incita os trabalhadores contra os sindicatos, como também viola a autonomia e a independência sindical – princípios fundamentais protegidos pela Constituição Federal. Esse tipo de atitude constitui prática antissindical e deve ser combatida energicamente, seja no campo administrativo ou judicial, pois semeia animosidade entre os trabalhadores e os sindicatos, além de configurar indevida interferência nas relações da categoria.

É importante ressaltar que o sindicato têm total autonomia para representar todos os trabalhadores, sindicalizados ou não sindicalizados (CF, art. 8º, III).

Nesse sentido, a esdrúxula tentativa da Sanepar de minar essa autonomia e representatividade, especialmente por meio da referida Comissão de Relações Sindicais é, por esta entidade sindical veementemente repudiada.

Ao revés, o procedimento esperado e aguardado, sobretudo por uma empresa com capital estatal, consiste no diálogo e na cooperação. É o mínimo que se pode esperar, considerando que a Sanepar é o que é, graças ao empenho e denoto de seus trabalhadores que, irmanados às respectivas entidades sindicais que os representam, têm buscado a constante melhoria do ambiente e das condições de trabalho. Tudo isso fez e, ainda faz, com que os resultados operacionais e financeiros sigam, ao longo dos anos, numa trajetória ascendente.

Desconsiderar essa realidade, desmerecer a importância dos trabalhadores e imiscuir indevidamente nas atividades sindicais, por certo, conspiram não só contra os mandamentos constitucionais, como também, com as normas de compliance que são inerentes às empresas de igual natureza jurídica.
Em vista disso, o SINDAEN, em respeito a todos os trabalhadores da Sanepar, exige retratação pública da empresa nos mesmos canais em que as mensagens antissindicais foram divulgadas.

Esclarece ainda que não medirá esforços para garantir que condutas como a aqui retratada, não continuem sendo praticadas, mesmo que para isso seja necessária a provocação das autoridades administrativas, políticas e judiciais.

Por fim, o SINDAEN conclama e ao mesmo tempo exige, que a empresa siga com o processo de negociação coletiva de modo sério, respeitoso, propositivo e com ânimo de conciliação. Afinal, como o nome diz, se trata de um processo de negociação que, por sua natureza, se contempla vontade única, exclusiva e unilateral.

Que cessem todas as condutas antissindicais praticadas pela empresa por meio dos prepostos componentes da referida Comissão de Relações Sindicais. Que as negociações possam resultar em conquistas para a categoria que, certamente, se converterão em benefícios para que os objetivos da empresa.

Diretoria do SINDAEN