Nota de apoio à greve dos educadores paranaenses

O Sindaen expressa apoio firme e incondicional aos professores das escolas estaduais do Paraná, que estão em greve contra o projeto “Parceiros da Escola” – proposto pelo governador Ratinho Jr. Este projeto visa a privatização das escolas, o que representa um grave risco para a garantia de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

A educação pública é um direito fundamental e deve ser acessível a todos, independentemente de condições econômicas. A proposta de privatização ameaça diretamente a equidade e a qualidade do ensino, impactando negativamente milhares de estudantes que dependem das escolas públicas para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Os professores são a espinha dorsal do nosso sistema educacional. Sua luta por condições dignas de trabalho e por uma educação de qualidade reflete um compromisso profundo com o futuro do nosso país. A tentativa de privatizar as escolas públicas desvaloriza o trabalho desses profissionais e coloca em risco a formação das próximas gerações.

Nos solidarizamos com os educadores em greve e reafirmamos o compromisso com a defesa da educação pública e gratuita. Repudiamos qualquer iniciativa que vise transformar a educação em mercadoria e nos unimos aos professores na luta por um ensino de qualidade para todos.