CUT Paraná realiza Oficina de Negociação e Contratação Coletiva

Nesta segunda (27) e terça-feira (28) dirigentes sindicais de diversas regiões do Paraná estiveram em Curitiba para a Oficina de Negociação e Contratação Coletiva, promovida pela Central Única dos Trabalhadores. Realizada no Espaço Cultural dos Bancários, a atividade reuniu representantes de sindicatos de todo o Paraná, incluindo os dirigentes do Sindaen, Marcelo Munefumi e Jair Mariano, que puderam avançar em conceitos teóricos e práticos.

“Essa Oficina de Negociação e Contratação  Coletiva, é uma atividade fundamental na formação de dirigentes para a negociação de pautas coletivas. O primeiro módulo promoveu debates e atividades práticas, de maneira criativa e descontraída, que colaboraram para a construção de conhecimentos que possam promover melhor  compreensão das importantes  ações dos dirigentes sindicais em uma Mesa de Negociação”, explica a secretária de formação da CUT Paraná, Marisa Morales Penati.

Para o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, a atividade reforça o papel formador da central. “Um dos pontos pelos quais a CUT sempre foi conhecida é o seu papel na formação dos dirigentes sindicais. Essa oficina fornecerá instrumentos para que nossas entidades possam fortalecer a luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da sua base, mas também, nas lutas amplas da classe trabalhadora”, completou.

O curso faz parte do calendário da Secretaria Nacional de Formação e a parte pedagógica ficou a cargo da Escola Sul, situada em Florianópolis, onde será realizado o 2º módulo do curso, nos dias 13 e 14 de junho. As aulas ficaram a cargo de Salete da Aparecida Martins, também da Escola Sul. A oficina contou como apoio da FETEC-CUT-PR para sua realização e a organização reforça o agradecimento aos bancários por todo o suporte para a promoção e execução dos dois dias de oficina.