ACT 2022: Sindicatos pedem esclarecimento para a Sanepar

Os sindicatos majoritários (SINDAEN, SINDAEL, SAEMAC e STAEMCP) protocolaram na tarde desta sexta-feira (4) uma solicitação de esclarecimento referente a alguns itens da proposta do ACT construída até aqui. Por exemplo: apesar da empresa já ter aceitado a reivindicação para que o acordo seja estendido para 24 meses, não existe nada em relação ao abono, ou mesmo quanto à ajuda de custo para o litoral, ao auxilio para a compra do material e uniforme escolar ou sobre o kit natalino.

Outra questão é referente ao adicional de escala/revezamento. Existem ações judiciais envolvendo escalas de trabalho. Desse modo, é determinante estabelecer uma redação precisa sobre esse item para que não haja margens a interpretações que possam invalidar as ações dos sindicato, correndo o risco de deixar os trabalhadores continuarem no prejuízo com a 4×2.

Além disso, no ofício, as entidades sindicais também cobram da empresa a estipulação de aumento real nos salários e não somente a reposição da inflação. Essa é a reivindicação mais importante de toda a pauta dos trabalhadores, que têm sentido no fundo no bolso o efeito dos preços descontrolados e a estagnação da renda com a defasagem salarial. Já são mais de três anos sem reajuste real. Levando-se em conta os bons resultados obtidos e revelados pela própria companhia, está na hora da Sanepar recompensar os esforços do trabalhador, principal responsável pelo bom funcionamento da empresa – principalmente durante a pandemia.

Para os sindicatos, é muito importante ter todos os pontos bem definidos para poder encaminhar a proposta para a assembleia, pois os trabalhadores precisam saber o que realmente estão votando. Também é necessário enfatizar a importância do ganho real neste momento, e a manifestação da empresa quanto a este item é indispensável. Já passou da hora do trabalhador ser reconhecido e recuperar sua renda.

No ofício protocolado, além dos esclarecimentos, as entidades sindicais sugerem como deve ser a redação dos itens questionados. Confira: